26/05/2020 - 10:40
‘Encontro com o Autor' debate melhor prática de Auditoria Governamental
O projeto ‘Encontro com o Autor' recebeu, nesta quarta-feira (20/05), o auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) Jorge de Carvalho. Em live transmitida pelo perfil no Instagram da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ), o autor do livro "Auditoria no setor público com ênfase no Controle Externo" enfatizou a importância de se alinhar teoria e prática. Jorge destacou que a obra, escrita em parceria com a colega do TCM-SP Camila Baldresca, partiu de uma necessidade de uniformizar os métodos de auditoria.
Na transmissão virtual mediada pelo auditor de Controle Externo do TCE-RJ e professor da ECG/TCE-RJ Sérgio Lino Carvalho da Silva, Jorge ressaltou a importância do planejamento das auditorias. "Quando ingressei no TCM-SP, em 2016, havia um prazo fixo de dois dias úteis para fazer o planejamento de uma auditoria. Havia uma cultura de que o mais interessante era a execução da auditoria. Ia a campo e se levantavam os dados lá. Hoje sabemos que o planejamento é muito importante, porque é nessa etapa que identificamos os riscos, os pontos frágeis e para onde devemos direcionar nossos esforços", pontuou o autor.
Jorge de Carvalho contou que, apesar de hoje ser o fiscal, já esteve muitas vezes no papel de fiscalizado. Graduado em ciências contábeis, já exerceu as funções de controlador-geral de uma prefeitura, foi secretário municipal de Administração, Finanças e Planejamento, assessor especial de prefeito e teve empresa privada de consultoria e auditoria. Ele lembrou que a atividade de controle externo tem que ser exercida sempre com muito respeito.
"O auditor tem que ter em mente que não está em posição de superioridade em relação ao auditado. O ideal é que os compromissos sejam agendados, a não ser quando o elemento surpresa seja necessário. Temos que lembrar sempre que o auditado também está trabalhando."
O livro, escrito em 10 meses, além de trazer uma contextualização do setor público, aspectos gerais sobre auditoria governamental, as normas brasileiras (NBASP) e passos para planejar e executar uma fiscalização em órgão do governo, apresenta estudos de casos complexos e 50 questões de múltipla escolha sobre o tema. O livro tem como principal objetivo abordar a auditoria governamental enquanto processo, esmiuçando o seu rito metodológico, principalmente, no contexto do controle externo. Com uma abordagem inovadora, explicita o passo a passo intrínseco ao desenvolvimento das auditorias no setor público de acordo com os princípios definidos nas recém-aprovadas NBASP, apresentando uma série de exemplos extraídos de trabalhos de fiscalização realizados e já devidamente divulgados pelo Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), Tribunal de Contas da União (TCU) e outras instituições de controle do país. A obra também indica propostas de organização de papéis de trabalho a fim de criar um padrão mínimo e manter uma guarda organizada e dá exemplos de como comunicar relatórios de forma eficaz. O livro "Auditoria no setor público com ênfase no Controle Externo" está disponível apenas no formato impresso e para venda on line no site da editora Gestão Pública.
SOBRE O AUTOR
Jorge de Carvalho
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Pós-graduado em Gestão Pública Municipal (Uneb), Contabilidade Governamental (Fundação Visconde de Cairú) e Direito Público e Controle Municipal (Unibahia). Foi Controlador Municipal e Secretário de Administração, Finanças e Planejamento em municípios do Estado da Bahia, onde também atuou como empresário (CH Controle Interno). Ex-Analista de Controle Interno da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, onde ocupou a função de Superintendente de Normas Técnicas e foi Substituto Eventual do Contador Geral do Estado. Membro do Grupo Assessor da Convergência das NBC TSP do Conselho Federal de Contabilidade. Auditor de Controle Externo do TCMSP.