> >

Diálogo: A Prática da Ética na Gestão de Pessoas - Apresentação

Publicada no dia 02/05/2019

02/05/2019 - 09:52

"Ética é só uma maneira de raciocinar", diz especialista durante debate

 

A Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ) promoveu, nesta quinta-feira (25/04), o primeiro evento do ano do projeto ‘Diálogo', com a palestra ‘A prática da ética na gestão de pessoas'. Ivanildo Izaias de Macedo, professor da FGV, se debruçou sobre os diferentes níveis de maturidade de raciocínio moral. O convidado apresentou ao público presente ao Espaço Multiuso da Biblioteca Sergio Cavalieri Filho dados que ajudaram a elucidar como as pessoas reagem frente à pressão cultural e mostrou que a maioria cumpre regras quando tem algum interesse pessoal envolvido.

"Saber o que é certo não garante que a pessoa vai fazer o certo". A frase dita pelo palestrante, que também é mestre em Administração, é um desafio para quem trabalha com gestão de pessoas. Em uma pesquisa com mais de 20 mil brasileiros, Ivanildo comprovou que regras são cumpridas por motivos específicos. Alguns indivíduos ponderam se há um castigo, ou se seus interesses pessoais são atendidos, ou se o seu grupo social realiza a mesma prática. Deste modo, a possibilidade de se tomar atitudes imaturas são maiores e se torna uma ameaça para a instituição. Por outro lado, outras pessoas questionam se as normas são benéficas para o órgão, ou se foram decididas democraticamente, ou se elas são justas. Nesse caso, a oportunidade de aproveitar talentos éticos sobe dentro de uma empresa.

 

De acordo com o pesquisador, as atitudes imaturas podem ser ocasionadas também pela pressão que o ambiente exerce sobre o indivíduo. "Os números mostram que, a cada 10 pessoas, três raciocinam de maneira completamente diferente quando são retiradas do seu ambiente normal e são colocadas em uma situação neutra", afirmou Ivanildo ao falar do momento em que a prática confronta a teoria. Com isso, ele acredita que as instituições devem adotar estratégias para diminuir os riscos de ter prejuízos na execução de suas atividades. "No fundo, a ética é só uma maneira de raciocinar", afirmou.

 

Ivanildo também é doutorando em Administração de Empresas na Universidade Cristã da Flórida, ex-gerente de RH do Cenpes/Petrobras e foi premiado sete vezes por excelência acadêmica pela FGV. Ele ainda é o autor dos livros ‘Aspectos comportamentais da gestão de pessoas', ‘Gestão de pessoas', ‘Ética e sustentabilidade' e ‘O amadurecimento moral do INFERNO', além de ser pesquisador e consultor em desenvolvimento do raciocínio moral, maturidade da cultura ética e do risco humano nas organizações.

 

O projeto ‘Diálogo' é uma iniciativa da ECG, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Estudos e Pesquisas (COE) e com a colaboração da biblioteca Sergio Cavalieri Filho. O objetivo dos eventos é estimular o debate intelectual, em um ambiente informal, entre especialistas convidados, servidores do tribunal e a sociedade.

GRAVAÇÃO DA PALESTRA

 

Clique aqui e tenha acesso à gravação na íntegra da palestra.
 

Nossos Endereços

Clique nos edifícios abaixo para visualizar seus respectivos endereços

2024 - Todos os direitos Reservados - CNPJ: 30.051.023/0001-96