Política Editorial
Os trabalhos submetidos à apreciação da Revista Síntese devem ser inéditos, não estando sob consideração para publicação e/ou publicado em qualquer outro periódico, excetuando-se adaptações de trabalhos apresentados em congressos científicos, teses e dissertações.
Política Antiplágio
A Revista Síntese utiliza software de verificação de similaridade de conteúdo em todos os artigos submetidos ao periódico.
Os autores de textos em que o software de detecção de plágio identifique alta similaridade entre o artigo submetido e fontes existentes serão identificados imediatamente e estão sujeitos a diversas consequências que incluem, mas não se limitam a: rejeição imediata do artigo, proibição de submissões futuras e notificação de suas instituições afiliadas.
Utilização de Inteligência Artificial
A Revista Síntese reconhece que, com o avanço da inteligência artificial (IA), sua aplicação em várias áreas, incluindo a publicação acadêmica, torna-se cada vez mais proeminente. Diversos periódicos acadêmicos estão incorporando sistemas de IA para agilizar processos editoriais, melhorar a qualidade das revisões e aprimorar a experiência do autor e do leitor. No entanto, é essencial implementar políticas claras para garantir que o uso da IA seja ético, transparente e benéfico para a comunidade acadêmica.
Podem ser utilizadas ferramentas de inteligência artificial para tratamento de dados e outras atividades massificadas. No entanto, não é autorizada a utilização de quaisquer ferramentas para geração de conteúdo ou para aprimoramento de redação. O autor de artigo em que tenha sido utilizada IA deve, ao submeter seu artigo à Revista Síntese, expor explicitamente a forma e o nível dessa utilização em seção que trate de métodos do manuscrito.
A equipe editorial poderá considerar a extensão do uso inadequada, em qualquer momento de avaliação (de admissão ou por pares) e revisão de artigo. Nesse caso, o artigo será rejeitado ou excluído de nossos arquivos.
Avaliação por pares
Após aprovação prévia na etapa de revisão de admissão (desk review), a equipe de editores executivos da Revista encaminhará o artigo para avaliação de pares, que será feita de forma anonimizada. A revisão por pares pode envolver reavaliações, no intuito de possibilitar aprimoramento dos trabalhos que serão publicados.
Os artigos são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas de formação igual ou superior à dos autores, com titulação mínima de mestre. Em caso de divergência entre os pareceres, é solicitada a avaliação de um terceiro parecerista.
Após análise, os autores serão notificados, por e-mail, acerca da aceitação (incluindo, em havendo, as alterações sugeridas pelos avaliadores) ou da recusa de seu artigo. A Revista Síntese adota as diretrizes básicas da Comissão de Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e orienta que seus avaliadores ad hoc analisem os artigos conforme essas diretrizes. Os pareceres não serão divulgados na íntegra, tampouco será divulgada a identidade dos pareceristas envolvidos no processo.
- Submissão do artigo: o(s) autor(es) deverá(ão) submeter seus artigos para avaliação por meio deste link;
- Desk Review: nesta fase, cada texto será lido pelos editores executivos, que examinarão a adequação do trabalho ao foco da Revista como também o atendimento aos requisitos e formas obrigatórios para submissão. Nessa fase também é realizada a verificação de similaridade, por meio de software antiplágio. Os textos que cumprirem esses requisitos serão encaminhados para a fase seguinte, de avaliação por pares;
- Avaliação anonimizada por pares: dois avaliadores com titulação igual ou superior à do(s) autor(es), com titulação mínima de Mestre, emitirão pareceres que podem aprovar o artigo, aprovar com correções obrigatórias ou, ainda, rejeitá-lo. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo e os artigos são enviados sem identificação de seu(s) autor(es). Caso não haja consenso entre os dois pareceristas, o artigo será enviado para um terceiro avaliador. Os autores receberão o retorno com relação a seus artigos via e-mail. Essa fase poderá envolver reavaliações contínuas entre equipe editorial, avaliador(es) e autor(es), para que haja aprimoramento dos trabalhos.
- Preparação do artigo para publicação: após as avaliações (e possíveis reavaliações), o artigo estará apto a ser preparado para publicação. Nessa fase é feita a verificação bibliográfica, realização de copidesque e revisão de idiomas. Nela também é finalizada a diagramação do arquivo.
- Publicação: por fim, tão logo finalizado o processo acima descrito, o texto é disponibilizado digitalmente, mediante sua publicação no portal da Revista.