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Iniciativa do TCE-RJ nas escolas visa a estimular conscientização cidadã
Publicada no dia 21/02/201921/02/2019 - 11:50
TCE-RJ começa projeto nas escolas que visa a estimular conscientização cidadã
A ação 'TCE-RJ Cidadania nas Escolas', integrante do projeto 'TCE + Educação', teve início nesta terça-feira (19/02) na Escola Estadual Duque de Caxias, no município de mesmo nome. Cerca de 40 alunos do 3º ano do Ensino Médio participaram da roda de conversa, cujo objetivo é incentivar ações cidadãs, a formação ética e a aproximação da sociedade com o TCE-RJ.
A roda foi conduzida por Jones Pelech, servidor da Secretaria-Geral de Controle Externo, que explicou sobre a importância da consciência na defesa do interesse público, o valor dos tributos e a melhor maneira de cobrar eficiência das autoridades. De forma didática, também elucidou como funciona a composição das estruturas executivas e legislativas de governos municipais, estaduais e federal. O contato com o especialista proporcionou aos alunos entenderem melhor de quem devem cobrar responsabilidades sobre administração pública, leis e verbas.
Gabriela de Souza, 18 anos, aluna do terceiro ano, questionou a importância e a eficácia de se cobrar responsabilidade e competência das autoridades governamentais e do próprio TCE. "De que adianta reclamar e cobrar? Não dá em nada mesmo". Após as explicações de Pelech, com apoio de Márcia Vasconcelos, da Secretaria-Geral de Planejamento, e Dalva Pinheiro da Cruz, da Escola de Contas e Gestão do TCE, Gabriela, que pretende ingressar em uma faculdade na área de Saúde ou tentar um concurso na área de Segurança Pública, convenceu-se da importância de uma participação cidadã. "Geralmente quem manda é quem tem o dinheiro, quem tem mais condições. Mas percebi nesse debate que podemos ser cidadãos melhores, que não se conformam com a mesmice e têm condições de juntar forças para reclamar e mudar", reconheceu.
Além de estudar na escola Duque de Caxias, Vitória Barbosa, 17 anos, faz curso técnico de polímeros no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), na mesma cidade, o que exige mais cinco horas diárias de estudos. Vitória foi uma das que mais participaram do debate. "A gente acaba se acostumando com o que vê e não faz nada. Aqui, nessa conversa, pude entender melhor como participar e tentar mudar a realidade." Angela Renata Farias, 19 anos, que pretende cursar medicina, concordou com as amigas. "Aprendi bastante e me identifiquei com a história dos palestrantes, do Jones, da Márcia e da Dalva. Aqui vi histórias de vida e de mudança", afirmou.
A diretora da escola, Ailene da Silva Gonçalves, desde 1977 trabalhando na mesma unidade, disse que os alunos pediram mais palestras do TCE-RJ para outras turmas. "Eles estão encantados e procuraram o grêmio para pedir mais palestras. Eles precisam muito dessas ações cidadãs", elogiou Ailene. A segunda ação do projeto está prevista para ocorrer entre o fim de março e o início de abril.